Dicas, Escolar, Office

Canetas esferográficas: Tipos e como escolher a melhor para sua papelaria

maio 28, 2019

As canetas esferográficas representam um item básico em qualquer papelaria. Afinal, apesar da evolução digital, esses produtos continuam sendo indispensáveis em qualquer lugar — no escritório, na escola ou mesmo em casa. Porém, você sabe também que, para atrair e fidelizar seu público, é importante fornecer variedades.

Por isso, neste post, vamos apresentar as características das esferográficas, suas aplicações e como você pode escolher o melhor tipo para a sua papelaria!

Como funcionam as canetas esferográficas?

As canetas esferográficas são um tipo que garante um bom custo-benefício e uma longa duração. Não é à toa que são as que têm maior saída na papelaria. Além disso, elas não precisam de manutenção, como as de refis, que necessitam de recarga.

Elas recebem esse nome por causa de uma minúscula esfera na ponta que gira para distribuir por igual a tinta no papel. Seu funcionamento se baseia em 4 principais componentes:

  • tinta: à base de óleo ou solvente de álcool, contém resinas, corantes e outros aditivos para formar uma textura viscosa o suficiente para não escorrer do tubo e não entupir a ponta;
  • tubo de tinta: injeta-se cerca de 0,5 ml e 1,5 ml de tinta, e retira-se todo o ar lá de dentro, criando um vácuo que ajuda o fluido a correr do tubo para a ponteira;
  • buraco: esse pequeno orifício deixa o ar entrar para preencher o espaço deixado pela tinta já utilizada;
  • esfera: ela impede que a tinta vaze, controla a saída de tinta no papel e ajuda a aplicar o fluido. A tinta cobre a bolinha e, conforme você desliza a ponta, ela gira e transfere a tinta para o papel. Embora seja muito pequeno para ver com clareza, o mecanismo é o mesmo utilizado em desodorantes roll-on.

Quais os principais tipos?

Embora o sistema de funcionamento seja o mesmo, há diferentes modelos que variam o tamanho da ponta (resultando em uma escrita mais grossa ou fina) e o corpo da caneta, o que impacta na ergonomia e no conforto durante o uso. Além disso, materiais diferenciados podem afetar a durabilidade do produto. Os principais tipos são:

  • canetas esferográficas Sphere: com um corpo triangular e ponta de 0,7 mm, têm a esfera de tungstênio que garante resistência e uma escrita macia;
  • canetas esferográficas Start: o corpo redondo conta com uma ponta de 1,0 mm e uma esfera de tungstênio;
  • canetas esferográficas Smile: o corpo é sextavado com ponta de 1,0 mm, garantindo uma pegada muito confortável e uma escrita macia.

É preciso dispor ao público uma variedade de opções, uma vez que, dessa forma, você conseguirá atingir um número maior de pessoas. Por isso, escolha um fornecedor que tenha um mix completo de produtos, disponibilidade de estoque e ótimo custo-benefício. Além disso, não se pode abrir mão da qualidade dos materiais.

As canetas esferográficas continuarão sendo um item essencial, e muitos clientes avaliam características importantes, como durabilidade, ergonomia e qualidade. Contando com um fornecedor e um bom mix de produtos, sua papelaria continuará fortalecendo sua relação com o público.

Quer conhecer mais de nossos produtos? Entre em contato conosco e saiba mais!

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply