Dicas

Veja como escolher bons fornecedores para a papelaria

dezembro 4, 2018

Diversos fatores são importantes para garantir o sucesso nos negócios. Atendimento impecável, produtos de qualidade e boa infraestrutura são apenas alguns exemplos.

Porém, muitos donos de papelaria e empresários em geral não sabem que a escolha de bons fornecedores também influencia na satisfação do cliente e na lucratividade de empresa.

Por esse motivo, vamos falar não apenas sobre como escolher bons fornecedores, mas também dar dicas para fazer isso da melhor maneira possível. Confira!

Entenda por que é importante escolher bons fornecedores

Uma coisa é certa: ter bons fornecedores influencia no desenvolvimento da empresa.

Quando se trata de uma papelaria, isso fica muito claro, já que os clientes esperam não só produtos de qualidade, mas novidades constantes. Isso se deve ao fato de que se trata de um mercado que está sempre inovando e a empresa precisa seguir essa tendência para deixar a clientela satisfeita.

Porém, a importância dos fornecedores vai muito além dos produtos. Outros fatores como preços flexíveis, prazos atrativos e boa comunicação, fazem deles verdadeiros parceiros que ajudam a empresa tanto nos dias de glória, quanto nos momentos de crises.

Saiba como escolher os melhores fornecedores para sua papelaria

Agora que você sabe qual a importância de ter os fornecedores como parceiros, veja nossas dicas para escolher os melhores para seu negócio.

Faça uma lista de opções

Liste quais as melhores opções à sua disposição. Para isso, pesquise bastante. Com a internet, é possível ter acesso a diversos tipos de informações, inclusive sobre o posicionamento de marca e referências de outras empresas.

Anote na sua lista informações de contato, endereço, site, e-mail e telefone. Após a comunicação, adicione informações mais específicas como preços, prazos, referências, diferenciais, dentre outras coisas.

Avalie a qualidade dos produtos

Toda empresa que deseja ter sucesso espera dos seus fornecedores produtos de qualidade para atender às expectativas dos seus clientes, não é mesmo?

Então, esse passo é fundamental. Converse com os possíveis fornecedores (aqueles que colocou na sua lista) e solicite amostras dos produtos.

Para escolher as melhores opções, é preciso fazer uma análise profunda não só da qualidade da matéria-prima, mas analisar a viabilidade de mercado, afinal, os produtos precisam atender às necessidades dos clientes.

Preze por uma boa comunicação

A maneira como uma empresa se comunica com seus clientes é um grande indicativo de qualidade. Por isso, observe se os seus possíveis fornecedores oferecem esse diferencial.

Como foi o atendimento no primeiro contato? Houve demora ou descaso ao enviar orçamentos? O fornecedor respondeu prontamente todas as dúvidas apresentadas?

A relação entre a empresa e os fornecedores deve ser de parceria. Sendo assim, o mínimo que você deve esperar é uma comunicação sem ruídos e atrasos.

Compare os preços

Qualidade é importante e isso todo mundo concorda. Mas, o preço também é. Por isso, não deixe de compará-los afim de encontrar o melhor custo-benefício para seu negócio. Leve em conta que além do valor do produto, há outros custos envolvidos, como impostos, fretes e, obviamente, o lucro.

Pesquise seu histórico

Pesquise sobre a marca, seu posicionamento no mercado, o tempo de atuação e a opinião de outras empresas que trabalham com ela. Inclusive, verifique se estão com suas obrigações burocráticas em dia, consultando o CNPJ, liberações, alvarás e outros documentos necessários para seu funcionamento.

Como você pode ver ao longo deste post, escolher bons fornecedores exige alguma dedicação de tempo e esforço, além de ser um processo de extrema importância para o sucesso da sua empresa.

Agora que você já sabe como escolher bons fornecedores e entende a importância disso para o sucesso do seu negócio, entre em contato conosco e conheça nossos produtos. Basta acessa nossa página de contato!

You Might Also Like

2 Comments

  • Responder Margem de lucro: você sabe qual é o da sua empresa? - dezembro 18, 2018 at 4:59 pm

    […] O cálculo que você aprendeu acima é a margem de lucro bruta, pois ela leva em conta apenas o lucro sobre o valor de aquisição com o fornecedor. […]

  • Responder Caneta marca texto: conheça os tipos e como escolher as melhores para sua papelaria - janeiro 7, 2019 at 4:50 pm

    […] disso, fique atento às tendências do setor e mantenha contato com os fornecedores para se informar sobre o que há de melhor e de mais novo […]

  • Leave a Reply