Artesanato

Tipos de tesoura: conheça a ideal para cada situação

setembro 17, 2019

Pouca gente se questiona sobre o impacto que uma simples ferramenta pode ter na produtividade do trabalho. Os tipos de tesoura, por exemplo, que tanta diferença fazem nos trabalhos de escritório e nas tarefas escolares, são ignorados e, na hora da compra, é costume pensar apenas no preço.

Isso é um erro, e uma economia como essa pode fazer com que você diminua a qualidade do seu trabalho e perca muito tempo ao longo dos meses. Pensando nesse impacto na produtividade, cada item deve ser escolhido com cuidado.

Neste artigo, separamos as melhores dicas para você selecionar, dentre os tantos tipos de tesoura existentes, aquele que é mais adequado às suas necessidades. Leia até o fim!

A importância de escolher o modelo de tesoura certo

As tesouras podem parecer todas iguais, afinal, sua estrutura é a mesma: duas lâminas, cada uma com seu cabo, afixadas a um parafuso central. A parte cujo cabo é controlado pelo polegar chama-se lâmina fixa, e a outra, que deve ser encaixada no dedo anelar, lâmina móvel.

No entanto, se, estruturalmente, as tesouras são muito semelhantes entre si, elas podem variar segundo o material, o tamanho, o formato, a textura da lâmina, o tipo de cabo e outros. O tamanho costuma determinar o conforto do seu uso, por exemplo, sendo as tesouras maiores as mais confortáveis.

Assim, alguém que utiliza uma tesoura horas a fio ao longo do dia conseguirá trabalhar muito mais ao fim de uma jornada de trabalho se fizer uso da opção mais adequada. E não é só isso: cabos e tamanhos confortáveis garantem que o usuário não desenvolva doenças ocupacionais, calos nos dedos ou machucados.

Os principais tipos de tesoura

Abaixo, você conferirá os principais tipos de tesoura e dicas para que a sua aplicação seja a melhor possível. Daremos orientações específicas para quem trabalha em escritório ou utiliza a tesoura em sala de aula. No entanto, artistas que lidam com colagens, por exemplo, também podem se beneficiar das próximas linhas.

Lembre-se, também, de segurar a tesoura corretamente, o que já garante melhor performance, diminui as chances de acidentes ou ferimentos e aumenta a produtividade ao longo das horas com a tesoura na mão:

  • encaixe o dedo anelar na lâmina fixa;
  • encaixe o dedo polegar na lâmina móvel;
  • use o dedo indicador como apoio para manusear melhor a tesoura.

Tesoura com fio laser

O fio laser confere maior segurança no corte e também maior facilidade. Em geral, esse tipo de tesoura é mais afiada e simplifica o trabalho, pela sua maciez, precisão e rapidez.

Para que se tenha uma ideia, é artigo obrigatório para cabeleireiros e barbeiros, já que os fios e pelos não podem deslizar pelas lâminas no momento de aparar, o que poderia causar erros no trabalho do profissional. Esses modelos são mais caros, mas são, de longe, os melhores disponíveis.

Repare que o fato de ter fio laser não tem a ver com o formato da tesoura, mas, sim, com o material de que ela é feita. Assim, é possível encontrar tesouras dentadas ou com fio navalha feitas com fio laser, por exemplo.

Tesoura dentada

Esse tipo de tesoura é mais comumente utilizada em salões de beleza e por profissionais que trabalham com a tosa de animais, por exemplo. Ela é utilizada para criar uma alternância no corte, já que a lâmina fica apenas na parte de dentro dos dentes. Quanto maior o espaço entre um dente e outro, maior essa alternância.

Tesoura com fio navalha

Uma tesoura com fio navalha serve para criar diferentes efeitos no corte, que podem ser texturas, desfio, camadas, degradê e outros. Como o nome indica, ela tem navalhas na região das lâminas, e essas devem ser afiadas para que o efeito da tesoura seja melhor.

Tesoura escolar

As tesouras utilizadas pelas crianças em escolas têm algumas características e especificidades. Antes de qualquer coisa, elas devem ter pontas arredondadas, para evitar que os alunos se cortem durante o uso. Além disso, é comum que elas sejam bem menores que as demais, para se adequarem ao tamanho da mão dos pequenos.

Elas costumam ser muito utilizadas também por adultos, já que o tamanho facilita o transporte em bolsas e mochilas. No entanto, justamente pelo tamanho, elas serão bastante desconfortáveis para uso prolongado.

Tesoura elétrica

Ideal para quem precisa economizar muito tempo e usar a ferramenta para trabalhos repetitivos. A tesoura elétrica é bem prática nesse sentido, porém, deve ser alimentada com pilhas.

Ela é composta de um motor que movimenta suas lâminas automaticamente, enquanto o papel vai deslizando pelo fio. Isso torna o processo muito mais rápido e menos cansativo, além de tornar essa ferramenta adaptável a uma série de usos.

Tesoura craft

As tesouras do tipo craft são exclusivas para papel, ou seja, não é possível cortar tecidos e outros materiais com elas. São formadas por uma lâmina em formato zigue-zague, o que permite a criatividade e também sua aplicação em peças artísticas, como artesanato.

Em geral, as crianças adoram essas tesouras, por acharem divertido o efeito que o seu corte causa no papel. Elas podem ser usadas para decorar trabalhos de escola e para criar recortes de jornais e revistas de uma maneira diferente e divertida.

A relevância de escolher um bom fornecedor

Nenhum negócio se sustenta se não vender produtos de qualidade. Se os seus clientes duvidarem da qualidade das tesouras que você vende ou não encontrarem facilmente aquilo que procuram, eles começarão a recorrer aos seus concorrentes.

E, para oferecer esses produtos, você precisa de capital de giro e deve ser capaz de receber a prazo dos consumidores — ao menos daqueles que realizam compras grandes. Percebe que tudo isso passa pela escolha certa de um bom fornecedor?

Ao tomar essa decisão, leve em conta também os aspectos favoráveis de trabalhar com um único fornecedor, em vez de receber de inúmeros deles. Não apenas as escolhas dos tipos de tesoura, mas também os controles de estoque ficam mais precisos, sua capacidade de negociar prazos aumenta e você lida mensalmente com uma empresa na qual confia.

Na BRW, valorizamos muito a relação com os nossos parceiros, e nossos colaboradores sabem dialogar para encontrar as melhores opções para você. Que tal entrar em contato com a gente? Nosso time de vendas está pronto para tirar todas as suas dúvidas!

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply