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Conheça técnicas de vendas para sua papelaria vender mais

setembro 4, 2019

A importância de um bom atendimento vai muito além da venda propriamente dita, já que ele também garante o retorno e a fidelização dos clientes. Por isso, investir em técnicas de vendas para sua papelaria não só aumentará o seu faturamento, como também potencializará a satisfação do seu público com o atendimento que recebe.

O segredo, nesse caso, está no correto treinamento da sua equipe de vendas e no seu cuidado com a escolha do mix de produtos adequado para o seu público-alvo. Desse modo, você garantirá que ele sempre encontre o que procura e seja bem atendido em seu estabelecimento. Ou seja, a receita do sucesso.

Para ajudá-lo a vencer o desafio de vender cada vez mais e ainda fidelizar seus clientes, criamos este post listando as principais técnicas de vendas para a sua papelaria. Então, continue a leitura e aumente o seu faturamento agora mesmo!

Conheça bem o seu público-alvo

Em qualquer tipo de negócio, seja comércio, seja prestação de serviço, conhecer profundamente o público-alvo e suas necessidades é o primeiro passo para o sucesso nas vendas. E isso não é diferente para as papelarias.

Por isso, comece levando em consideração, por exemplo, o seu tipo de vizinhança. Se você tem muitas escolas por perto, precisa estar preparado para atender às demandas de materiais de consumo escolar mesmo fora da volta às aulas. Porém, se a sua vizinhança tem mais escritórios, então, invista em um mix com produtos adequados a esse público.

Se você pensa em vender online, empregue determinados métodos, como o Inbound Marketing, para coletar informações sobre os visitantes do seu site e, desse modo, crie as condições ideais de navegação e compra para ele.

Treine a equipe com técnicas de vendas para sua papelaria

Sua loja certamente tem um time de atendimento que não deve se limitar a dar ao cliente o que ele pediu. Muitas vezes, ele próprio não sabe do que precisa. Por isso, sua equipe deve ser treinada para aplicar as técnicas de abordagem e sondagem adequadas e, desse modo, atender melhor ao cliente.

Capriche na abordagem

Nada é mais irritante do que um vendedor com sorrisinho falso perguntando: “posso ajudá-lo?”. E afastando-se sem jeito quando você diz que só está dando uma olhada, não é mesmo?

Existem técnicas de abordagem bem mais eficientes do que essa, incluindo, até mesmo, o rapport, que é quase infalível. Alguns exemplos do que pode ser utilizado são:

  • pratique o espelhamento, ou seja, procure copiar o comportamento do cliente;
  • tenha cuidado com a postura e o tom de voz;
  • utilize o humor, mas com inteligência e moderação;
  • olhe nos olhos;
  • ouça o cliente com atenção, demonstrando interesse genuíno.

Entenda a necessidade do cliente

Entender a necessidade do cliente começa antes mesmo da abordagem. Observá-lo antes de interagir com ele o ajudará a fazer as perguntas certas para sondá-lo quanto às suas demandas. Procure entender o contexto que o levou até a papelaria e o problema que ele deseja resolver com o produto que procura.

Desse modo, você será capaz de oferecer exatamente o que ele precisa, garantindo a sua satisfação, já que nem sempre o cliente sabe bem o que poderá atender à sua necessidade.

Faça demonstrações dos produtos

Um modo de comprovar para o cliente a eficiência dos produtos que está oferecendo a ele, para a solução do problema que foi apresentado, é fazendo uma demonstração da sua mercadoria. Uma coisa é mostrar uma caneta, outra é colocá-la nas mãos do cliente e fazer com que ele escreva com ela.

Além de demonstrar o bom funcionamento do produto, essa prática ainda exerce um efeito psicológico no cliente, o que tornará muito mais fácil o fechamento da venda.

Resolva o problema do cliente

Ao observarmos o cliente — para onde ele olha e o que ele pega, por exemplo — e fazermos uma boa sondagem das suas necessidades, normalmente, descobrimos que ele tem um problema que precisa ser resolvido e, muitas vezes, ele nem sabe o que poderá resolvê-lo.

Por isso, utilize todas as dicas que já leu até aqui com o único propósito de descobrir qual é e solucionar esse entrave. Na demonstração, procure fazer com que ele veja que, de fato, será resolvido com o produto que você está oferecendo.

Quando priorizamos a satisfação do cliente, o fechamento da venda se torna consequência de um bom atendimento.

Contorne as objeções

Abordagem e sondagem bem-feitas, demonstração realizada com sucesso e problema do cliente resolvido? Aparentemente, é só partir para o fechamento. Porém, não é tão simples assim: existem, ainda, as objeções que normalmente envolvem algumas questões, como preço, forma de pagamento, qualidade do produto, entre outros fatores.

Por isso, tenha sempre um desconto ou um pagamento facilitado “na manga”. Além disso, saiba como demonstrar o custo-benefício do produto que está vendendo para contornar as possíveis objeções.

Valorize a experiência do cliente

A experiência do cliente dentro da sua papelaria começa no momento em que ele decide entrar no estabelecimento. Ainda do lado de fora, uma boa vitrine o atrairá para dentro com mais facilidade.

A temperatura ambiente agradável, um aromatizador com fragrância característica e uma música tranquila em volume baixo são pontos a favor, que farão com que o cliente se sinta confortável dentro da papelaria, mantendo-o em seu interior por mais tempo.

Além disso, a disposição dos produtos também enriquece essa experiência, fazendo, até mesmo, com que ele compre mais itens (se eles estiverem, por exemplo, organizados de modo a evidenciar artigos complementares). Manter os produtos bem visíveis e com fácil acesso também ajuda muito a encantar o cliente em sua papelaria.

Como você pôde ver ao longo deste post, existem diversas técnicas de vendas para sua papelaria, que podem ser adotadas com muita facilidade para aumentar o seu faturamento, mesmo fora de determinados períodos, como a volta às aulas e, ainda, ajudar a fidelizar os seus clientes com um bom atendimento. Afinal, o cliente satisfeito sempre volta a fazer negócio com você e recomenda sua empresa.

Além de um bom atendimento, pautado em boas técnicas de vendas para sua papelaria, também é preciso investir em um bom mix de produtos para que o seu estabelecimento não perca clientes. Leia mais sobre isso em nosso blog!

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