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Saiba como aumentar as suas vendas nas redes sociais

agosto 28, 2019

O interesse do brasileiro pela internet é cada vez maior. No final de 2016, o país tinha 116 milhões de conectados à internet, o que corresponde a mais da metade da população. Além disso, são mais de 100 milhões de usuários no país que estão ligados nas redes sociais. Tudo isso serve para demonstrar que a presença digital é fundamental. No entanto, como aumentar as vendas nas redes sociais?

Usados do jeito certo, esses recursos podem fazer a sua papelaria decolar em desempenho. Para melhorar, isso ainda vai ajudar o seu negócio a se consolidar e a destacar-se dos concorrentes.

Para que não restem dúvidas, trazemos dicas de como agir para vender mais pelas redes sociais. Confira!

Saiba em quais redes estar

A tentação é grande, mas é preciso vencer o ímpeto de criar um perfil em várias redes. À primeira vista, pode parecer uma boa ideia estar em todos os cantos e maximizar o público. No entanto, a estratégia nas redes sociais demanda tempo e investimentos. Então, para manter todas com qualidade, seria preciso gastar demais — e esse não é o objetivo, certo?

Em vez disso, vale a pena estudar o público e entender onde estão as pessoas de interesse. Como o Facebook é a maior rede social do mundo, não dá para ignorar a sua importância. Dependendo do perfil dos seus consumidores, também é viável investir no Instagram, no Twitter e até no LinkedIn, como ao vender produtos de escritório.

Para aumentar as suas vendas nas redes sociais, portanto, comece aos poucos e avalie, a cada caso, quais são as oportunidades mais interessantes em cada serviço.

Crie perfis profissionais

Quando surgiram, essas plataformas tinham a proposta de conectar pessoas e seus interesses. Logo, elas começaram a ser utilizadas por empresas, o que deu origem à criação de perfis profissionais.

Eles trazem recursos equivalentes aos de uma alternativa pessoal, mas são otimizados para os negócios. No caso do Facebook, por exemplo, há as fanpages. Escolher essa opção em vez de um perfil é crucial para o sucesso, já que não há limite de amigos e há profissionalização.

Outras redes oferecem possibilidades extras para a versão profissional. No Instagram, por exemplo, é possível acompanhar as estatísticas com muita facilidade. Então, na hora de abrir uma conta, escolha a opção que seja compatível com o empreendimento.

Aposte em conteúdo de qualidade

Para gerar vendas nas redes sociais, é preciso chamar a atenção das pessoas e convencê-las a realizar uma ação. Diante de centenas ou milhares de publicações todos os dias, a sua marca tem que se destacar. Para tanto, o melhor é investir em conteúdo de qualidade.

É interessante pensar na curadoria de conteúdo. Você pode compartilhar dicas relevantes, publicações de marcas relacionadas e até notícias específicas. Na época de volta às aulas, por exemplo, deixe que os pais fiquem por dentro de certas obrigações ou sobre como fazer boas escolhas.

A produção de conteúdo próprio também é uma possibilidade. Ter um blog no site da papelaria é um jeito de divulgar informações e transformar a sua experiência em conhecimento útil para as pessoas.

Aposte, ainda, em peças visuais e com um belo design. Na hora de apresentar um produto, por exemplo, uma criação do tipo é essencial para despertar o interesse na compra.

Invista no engajamento

Já que a intenção é turbinar as vendas nas redes sociais, não dá para contar apenas com números. O volume de curtidas e o de visualizações são importantes, mas, na prática, não geram ganhos para a sua papelaria.

Para reverter esse quadro, o ideal é investir no engajamento. Aumente a atratividade e faça com que as pessoas interajam com o seu conteúdo, como ao marcar outros amigos ou compartilhá-lo na própria linha do tempo.

Fazer perguntas e enquetes, incentivar o compartilhamento e até tratar de temas atuais são jeitos de conseguir mais alcance e novas oportunidades. Com o engajamento em alta, o relacionamento fica próximo e fica fácil obter conversões.

Utilize todos os recursos disponíveis

Uma das recomendações importantes ao usar as redes sociais é aproveitar os recursos lançados. A intenção é explorar ao máximo todas as possibilidades para conseguir um uso consistente e que atrai as pessoas da forma adequada.

No Facebook, por exemplo, é possível incluir fotos, textos e vídeos. Também dá para criar anúncios com várias propostas e configurar um botão que redireciona para o site.

Já o Instagram tem recursos ainda melhores. O Stories é uma forma diferenciada de interação, já que os vídeos e as fotos somem após 24 horas. É algo bastante popular e que atrai a participação das pessoas.

Também há o uso de hashtags, de localização e, é claro, da ferramenta shopping. Por meio dela, é possível fechar vendas nas redes sociais sem nenhuma dificuldade. Outras redes contam com suas próprias funcionalidades, como o Pinterest, que redireciona a imagem para o link de interesse.

O importante é testar as ferramentas e ver o que se encaixa melhor para as suas possibilidades. Ao aproveitar todo o potencial, esses recursos se tornam especialmente poderosos — só não se esqueça da importância de ter um bom atendimento.

Divulgue a presença nas redes

Não basta fazer tudo certo nos perfis dos serviços escolhidos. As pessoas devem saber que o seu negócio está nas redes e isso exige divulgação do jeito adequado. Quanto mais gente que já conhece o estabelecimento souber, melhores serão os resultados.

Você deve incluir os endereços das redes em materiais, como flyers, posters e cartões de visita. Assim, toda venda ou todo contato serão uma oportunidade de conseguir uma nova pessoa para interagir por esses meios.

Também vale a pena fazer algumas promoções, como dar descontos especiais para os curtidores ou sortear kits. Apenas tome cuidado para não comprometer a sua margem de lucro.

Quando estiver com domínio sobre as ferramentas, utilize as publicações patrocinadas. Com o impulsionamento adequado, as postagens alcançam mais pessoas e novas oportunidades de vendas são geradas.

Saber como aumentar as vendas nas redes sociais é essencial para o seu negócio decolar na era digital. Ao usar essas dicas, você terá todas as chances de deslanchar na preferência do seu público!

Depois de atrair pessoas interessadas, é essencial ter produtos de alta qualidade. Para abastecer o seu estoque com itens diferenciados, entre em contato com a BRW Suprimentos e veja como podemos ajudar!

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