Office

Material de escritório: saiba quais sua empresa deve ter!

junho 6, 2019

Administrar uma papelaria não é algo tão simples assim. Muitos são os quesitos que precisam ser levados em consideração na hora de realizar suas compras — e investir em um bom mix de produtos é muito importante para melhorar a visibilidade do seu empreendimento. No entanto, quando falamos em material de escritório, muitas dúvidas surgem, pois se eles não tiverem uma boa saída, isso pode ser prejudicial para o seu negócio.

Mas como saber quais materiais comprar? Esse é um ponto crucial e que deve ser analisado com cuidado, por isso, é importante fazer um planejamento de suas compras para não errar no seu pedido.

Para ajudá-lo nessa missão delicada, separamos algumas dicas que precisam ser colocadas em prática na hora de fazer a aquisição de materiais para escritório. Vamos lá?

Conheça as necessidades do público-alvo

O primeiro passo de qualquer estratégia de gestão é conhecer o seu público-alvo. Saber quais são as suas preferências é fundamental para não errar na compra de material de escritório.

Suponhamos que boa parte de seu público seja composta de advogados. No entanto, para que eles possam defender seus clientes, precisam apresentar ao juiz suas petições. Nesse momento, disponibilizar a esses profissionais folhas A4, toners/tintas para impressoras, canetas e acessórios para computador, por exemplo, é fundamental para manter esses clientes satisfeitos.

Invista em tendências

Uma papelaria também precisa investir em tendências. Após conhecer o seu público-alvo, você saberá quais são as suas principais necessidades. Com isso, poderá identificar quais são as tendências que podem atraí-lo e fazer com que o seu ticket médio aumente.

Vamos usar como exemplo os contadores. Esses profissionais lidam com muitas informações importantes e burocráticas o dia todo. Nesse caso, você pode investir na venda de blocos de notas coloridos para ajudá-los a se organizarem.

Fique atento à concorrência

Seus concorrentes também devem ser observados na hora de realizar a compra de material de escritório. Entenda como eles abordam os clientes, quais estratégias colocam em prática, quais materiais têm menos saída etc.

Essa prática é importante não para você copiá-los, mas, sim, para identificar gargalos que podem beneficiar a sua papelaria. Dessa forma, você consegue investir em estratégias mais certeiras que vão agradar o seu público-alvo e ganhar a sua preferência.

Saiba quais itens de papelaria são essenciais para as empresas

Por fim, é preciso listar quais itens de papelaria não podem faltar nas empresas. Embora a tecnologia tenha ajudado os gestores a economizar bastante com matéria-prima, alguns materiais de escritório são considerados indispensáveis para garantir a organização e a boa produtividade da equipe, tais como:

  • papel A4;
  • envelopes;
  • organizadores;
  • pastas;
  • grampeadores;
  • grampos;
  • post-it;
  • clipes;
  • calculadoras etc.

Saber exatamente o que deve ser comprado e a quantidade correta de cada item é fundamental para que a sua papelaria não peque pelo excesso e, com isso, fique com o estoque parado. Essa estagnação pode danificar o material de escritório e aumentar os prejuízos do negócio. Lembre-se sempre de analisar as vendas anteriores para saber quais produtos têm mais giro e quais precisam ser adquiridos em menor quantidade.

Para ajudá-lo a não errar nessa questão, separamos outro artigo para complementar esta leitura. Saiba quais são os produtos de papelaria mais vendidos!

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply